Alinhamento e Balanceamento



Qual a Importância do Alinhamento e Balanceamento?

É normal o mecânico realizar o alinhamento e balanceamento nos pneus quando levamos o carro para a revisão periódica.
Mas será que as pessoas sabem a importância de cada um deles? Ainda é comum no mercado a dúvida
relativa à melhor forma de realizar estes serviços fundamentais para aumentar a vida útil de um pneu e dos componentes da suspensão.
É necessário ficar precavido e entender cada procedimento realizado no carro.
O alinhamento é um serviço importante e deve ser feito quando se sente dificuldades em conduzir
o carro em linha reta e quando o veículo começa a puxar para um dos lados.

O desgaste irregular dos pneus também é outro indício de que o veículo não está corretamente alinhado.
O termo alinhamento, na realidade, significa buscar o “Equilíbrio em Movimento” do veículo.
Este procedimento é executado medindo e ajustando os ângulos que as rodas do veículo fazem em relação
ao piso e às linhas de centro do veículo, equilibrando todas as forças que atuam no carro, tais como:
gravidade, força centrífuga, força de viragem, etc, proporcionando maior eficiência de rolamento,
desgaste uniforme dos pneus, melhor estabilidade e, consequentemente, mais segurança para o motorista e os passageiros.

Os três ângulos mais importantes são:

Cambagem – Consiste em um ajuste do ângulo de inclinação
vertical da roda em relação ao solo. O principal indício de que é necessário fazer
esse ajuste também é o desgaste irregular em um dos ombros dos pneus.

Caster - É o ângulo de inclinação do pino-rei ou do eixo de direção
(linha imaginária que passa pelos pivôs superiores e inferiores da suspensão)
em relação à vertical – fornece estabilidade auto-centrante e direcional;


Convergência ou Divergência - É a diferença de distâncias entre as partes dianteiras e traseiras dos pneus (vistos de cima).
O seu ajuste promove uma melhoria no padrão de desgaste dos pneus, especialmente sob frenagem.


Balanceamento

O balanceamento geralmente vem acompanhado do alinhamento. Não se balanceia "pneus", mas sim o conjunto pneu e roda.
Existem duas maneiras de balancear, o estático e o dinâmico. O balanceamento "estático" pode ser feito com o conjunto imóvel.
Já o “dinâmico” requer que o mesmo esteja em rotação e ajuda a corrigir problemas que o estático não consegue.
Estes sistemas medem as forças geradas pelo conjunto em rotação. Quando o equilíbrio dinâmico
é conseguido, o estático é automático e não tem necessidade de realizá-lo em separado.

Ambas as formas de balancear evitam as trepidações no carro em velocidades acima de 60 km/h,
deterioração do pneu, distúrbios de direção e comprometimento da capacidade de frenagem.
A recomendação é que o alinhamento e o balanceamento sejam feitos a cada dez mil quilômetros,
mesmo que o condutor não sinta nenhum comportamento anormal no automóvel. Em contrapartida,
deve-se verificar sempre que houver troca de pneus/rodas, vibração do volante ou veículo, for efetuado
o rodízio de pneus, um pneu ou câmara de ar foi consertado devido a furo ou corte, houve choque
forte contra obstáculo na pista ou em buraco causando empenamento do aro, perda de contrapeso de balanceamento
do aro e/ou o pneu gastou excessivamente em pontos isolados.
O pneu é um bem durável e importante item de segurança. Se o problema não for solucionado em tempo,
corre-se o risco de reduzir sua vida útil, acarretando em prejuízos financeiros e riscos para o condutor e demais passageiros.




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